quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Com nome musical, jovem designer é destaque no Cardosão de Laranjeiras


29/01/2015 06h21 - Atualizado em 29/01/2015 06h48

Lis Vidal concorre ao título de Musa dos Blocos, em eleição do G1.
Salgueirense, jovem afirma que carnaval diz muito sobre sua personalidade.

Cristina Boeckel* 
 Lis Vidal é foliã do Cardosão de Laranjeiras. (Foto: Alexandre Durão/ G1)
 Lis Vidal é foliã do Cardosão de Laranjeiras









A poesia faz parte da vida de Lis Vidal desde muito cedo. Tanto que, por causa dela, ela ganhou o próprio nome. A inspiração da mãe da jovem foi a música “Flor-de-lis”, de Djavan, que também é tocada por muitos blocos de carnaval. Ao longo do tempo, a jovem de 22 anos, passou a se interessar por outras áreas, mas a alegria da música e do carnaval sempre a inspiraram.A foliã do Cardosão de Laranjeiras é a quarta de cinco candidatas que estão sendo apresentadas esta semana e que concorrem ao título de Musa dos Blocos do Rio, em eleição promovida pelo G1 a partir da próxima sexta (30). Todas as candidatas — escolhidas pelo site — têm relação com algum bloco de carnaval de rua carioca e são foliãs apaixonadas. Sapucaí é sonho

A vida carnavalesca de Lis começou no bloco “Vem ni mim que sou facinha”, onde desfila desde os oito anos de idade. Este ano o bloco não sairá às ruas, mas isso não quer dizer que ela vai ficar longe da folia. Seu novo forte laço com a festa é o Cardosão de Laranjeiras, onde desfilará pela primeira vez. A relação com o bloco surgiu ao ser convidada para ser a modelo das fotos com a camiseta da agremiação, que desfila dia 17 de fevereiro, às 14h, na Praça Jardim Laranjeiras, no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. “Está nascendo uma história de carnaval que vai durar para os próximos anos, se Deus quiser”, afirma a foliã.

Sobre o carnaval na Marquês de Sapucaí, ela tem uma só paixão. “Sou salgueirense doente. Gosto muito do Salgueiro, de coração. Mas nunca desfilei. É meu sonho”. E quando cita qual seu samba favorito, ela também não pensa duas vezes, o favorito é o “Peguei um ita no Norte”.
“Esse samba, com o refrão do 'Explode coração', é maravilhoso, porque não tem como tocar esta música e ficar parado. É universal. É uma música que me faz muito feliz durante o carnaval”, conta Lis.
Paixão pela moda
Lis Vidal está na reta final do curso de design da PUC-Rio e tenta unir a sua profissão à paixão pela moda. Ela é estagiária em uma empresa de estampas e já criou a sua própria marca de acessórios de praia. “É uma coisa que eu gosto muito e acho que é um ramo muito fértil no Rio de Janeiro. A marca produz cangas, capas de cadeiras de praia. Uma coisa bem carioca”.
O empreendedorismo também foi impulsionado pelo autoconhecimento. Durante a faculdade, ela passou seis meses em Portugal para se aprofundar na carreira que escolheu. Esse período não teve valor somente acadêmico, mas também no conhecimento pessoal. “Eu passei esse tempo lá também para aprender a me virar sozinha. Estar solta no mundo é muito bom porque você se conhece e precisa refletir sobre a própria vida. É muito bom ser independente”.
Cuidados básicos
Sobre vaidade, Lis afirma que tem cuidados básicos, mas também gosta de se cuidar. “Eu não uso maquiagem no dia a dia porque eu prefiro dormir mais do que acordar cedo para me maquiar. Eu tenho os cuidados mínimos: depilação, estar com o cabelo cortado e unhas feitas. Mas eu não ligo muito para maquiagem. Mas eu gosto de roupas, porque é a minha área de atuação. Eu gosto de estar bem vestida. Nisso eu perco um pouquinho mais de tempo”, explica.
Sem namorado, ela está aberta para encontrar um novo amor nos dias de folia. Mas alerta que não gosta de abordagens agressivas. “Eu não gosto do assédio que desrespeita. De homem que puxa cabelo, que puxa braço. Se vier trocar uma ideia, eu adoro conhecer gente nova, eu adoro conversar. E eu não ligo se é bonito ou feio. Mas tem gente que não entende que você não quer e parte para o desrespeito. Ou então cantadinhas de rua, que eu abomino. É uma das maiores opressões para o sexo feminino. Eu acho feio e muito ruim. Se quer conversar, vem numa boa”, avisa.
Lis quer o título de musa dos blocos do carnaval de rua porque a festa diz muito sobre a sua personalidade. “Eu sou bem carioca, bem do carnaval. É uma coisa que vem de dentro e muito forte. Eu gosto de sair, de felicidade, de gente alegre. Então eu acho que o carnaval me representa e fala muito sobre mim”.
Lis está na reta final do curso de design. (Foto: Alexandre Durão/ G1)Lis está na reta final do curso de design. (Foto: Alexandre Durão/ G1)

Nenhum comentário :

Postar um comentário